quarta-feira, 7 de março de 2012

Dilatação

Olá,  observem as figuras a baixo, quais as causas das deformações ocorridas?


Neste momento, estando os alunos organizados em duplas,  explorem o recurso “Dilatação”, conforme postado abaixo. O referido recurso, possibilita a visualização do uso da Dilatação Térmica no nosso cotidiano. Destacamos ainda, que o Recurso se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA) – que são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet (BECK, 2002 apud WILEY, 2002).         

Para conclusão desta atividade e aperfeiçoamento do conceito estudado (Dilatação), sugerimos a promoção de uma discussão com os alunos sobre o recurso explorado. Responda
Questões
  • Que conceito Físico foi visualizado na animação?
  • O que aconteceu com a tampa do recipiente quando foi aquecida?
  • Se por acaso fosse jogada água gelada sobre a tampa, isto facilitaria ou dificultaria a remoção da tampa?
  • A Dilatação Térmica é um conceito muito observado no nosso cotidiano. Quais outras situações podem ser dadas como exemplos da Dilatação Térmica?   

Dando prosseguimento à aula, façam pesquisas sobre a Dilatação Térmica, em sites da Internet, bem como em livros didáticos, conforme roteiro postado abaixo.         
Roteiro de Pesquisa:   
  • O que é Dilatação Linear, Superficial, e Volumétrica?
  • O que é uma lâmina bimetálica (Fig. 6)?
  • A Dilatação Térmica tem que ser levada em consideração quando se vai abastecer um carro? Por quê?
  • O aumento de tamanho dos materiais por causa da Dilatação Térmica, pode se tornar um desastre? Por quê? 

Sugestões de sites para a realização das pesquisas:
“É comum, em situações do cotidiano, um copo ficar preso em outro (Fig. 7). Como vocês poderiam soltá-los raciocinando segundo os conceitos termodinâmicos?”   




Nenhum comentário:

Postar um comentário